O USO DE ERVA MATE EM ATIVIDADES FÍSICAS

A erva-mate é uma espécie nativa da América do Sul que possui propriedades nutricionais e estimulantes e pode ser servida quente ou fria. Mas você já parou para pensar nos benefícios da erva-mate para quem pratica esportes?

A erva-mate contém cafeína, teofilina, teobromina, ácidos fólicos, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E. Por esse motivo, atua como um laxante antioxidante, diurético, suave e estimulante. A erva-mate também possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Dê uma olhada em alguns dos compostos ativos da erva-mate:

As metilxantinas (cafeína e teobromina) têm efeitos estimulantes, lipolíticos (queima de gordura) e termogênicos. Eles também têm o efeito de aumentar a motilidade intestinal. Fadiga diminuída, fadiga física e mental.

As saponinas atuam no metabolismo do colesterol, apresentando efeito hipocolesterolêmico e redução da taxa de absorção de gorduras por inibição da enzima lipase pancreática.

Os compostos fenólicos têm uma função antioxidante (combatendo os radicais livres) e o ácido clorogênico pode reduzir a produção hepática e a absorção de glicose, levando a um índice glicêmico mais baixo.

Os flavonóides (quercetina e rutina) têm ação anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e antitumoral.

Benefícios para a saúde da erva-mate

Devido a esses compostos, a erva-mate tem inúmeros benefícios à saúde. Ajuda o sistema cardiovascular por ter uma boa quantidade de antioxidantes. O mate pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, impedindo o colesterol e o acumulo de gordura nas artérias.

Ajuda a controlar o envelhecimento precoce, pela mesma ação dos antioxidantes. Se consumido regularmente, evita a oxidação e o desgaste celular.

Oferece mais resistência física, ajuda na aceleração do metabolismo e, consequentemente, o corpo consome carboidratos mais rapidamente. Mas como pode ajudar no esporte?

Melhor que a cafeína

O consumo de cafeína é conhecido há muitos anos como um auxílio para a prática de atividades físicas. Porque tem um efeito ergogênico que é um grande estimulante para praticantes de esportes como treinamento com pesos, corrida, ciclismo e várias outras atividades que exigem alto desempenho físico.

Beber erva-mate fornece quase a mesma quantidade de cafeína que o café, sem ter que lidar com os efeitos negativos da bebida, como azia.

Rico em vitaminas

Fazer seu corpo se mover é uma ótima maneira de se manter saudável. No entanto, a prática de atividades físicas pode acabar necessitando de uma quantidade considerável de nutrientes e vitaminas que seu corpo exigirá com o esforço físico.

E é aí que outro benefício vem do consumo de erva-mate: a planta possui praticamente todos os micronutrientes que precisamos para nos manter. Cada xícara de chá de erva-mate contém uma alta concentração das seguintes vitaminas e minerais: vitamina A, B1, B2, B3, B5, C e E, cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio, sódio e zinco.

Melhora o sistema imunológico

Devido à sua riqueza de nutrientes, a erva-mate oferece uma grande ajuda na defesa contra doenças, essencial para quem pratica atividades físicas.

As saponinas fazem parte desses nutrientes que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, sem mencionar que ainda possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que também são benéficas para o esporte.

Você notou como a erva-mate pode trazer benefícios à sua atividade física? Conheça o TERMOX.

O TERMOX é um pó para preparar chá misto de guaraná, pimenta e erva-mate verde. Foi desenvolvido para aumentar a queima calórica diária, a potencialização da atividade física, a prevenção do envelhecimento precoce e o estresse oxidativo.

Quais são os benefícios do TERMOX? O nome indica os benefícios.

“TERM”: É termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, proporcionando maior queima calórica.
“OX”: É um antioxidante, por isso evita o estresse oxidativo.

Sinta os benefícios do TERMOX, mais um produto Qualinova feito para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *