A CERIMÔNIA DO CHÁ NO ORIENTE

O chá é a bebida mais consumida no mundo e faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Nos países do Oriente, a prática milenar de consumir chá tem muitos significados: representa a verdadeira união entre a natureza e o ser humano. Vindo de países do Oriente, o chá passou a fazer parte da cultura e tradição de muitos países. E não é por menos, afinal o consumo regular de chá oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido à redução do processo inflamatório de uma forma geral, auxiliando na prevenção de diversas doenças crônicas, como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, além de auxiliar no emagrecimento, quando associado a mudanças na dieta e no estilo de vida.

Nativa do sudeste asiático, a planta Camellia sinensis dá origem aos tipos de chá que conhecemos: branco, verde, vermelho e preto. Eles passam por várias formas de colheita e fermentação. Por este motivo, as propriedades são diferentes em cada tipo de chá. A Camellia sinensis possui bons níveis de catequinas, flavonoides e taninos, substâncias com ação antioxidante. Contém vitaminas do complexo C, K e B e sais minerais como potássio e magnésio. A presença desses compostos pode variar em diferentes tipos de chá, dependendo do método de processamento. O chá verde e o chá branco têm propriedades semelhantes, mas diferem na época de colheita e processamento. Vamos conhecer as características de cada um:

Chá branco

O chá branco é extraído das folhas e botões da Camellia sinensis antes das flores se abrirem, quando ainda estão cobertas por uma fina dobra.

O chá não fermenta e, por ser menos processado, contém mais polifenóis e catequinas, substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e previnem doenças. Uma vez que contém cafeína menos concentrada, uma pessoa com pressão alta pode consumi-lo.

Ele contém vários nutrientes, como vitaminas C, B e K, cafeína, manganês, potássio e ácido fólico. Devido a esses nutrientes, o chá branco pode atuar neutralizando a ação dos radicais livres na célula, prevenindo o envelhecimento precoce.

Os polifenóis em conjunto com as catequinas formam complexos com as enzimas digestivas, reduzindo a absorção de lipídios e açúcares, auxiliando no processo de emagrecimento. Eles também são responsáveis por melhorar as defesas do corpo e suprimir a atividade oxidativa dos radicais livres. Portanto, é uma fonte interessante de antioxidantes.

Chá verde

É o mais conhecido dos chás da família Camellia sinensis. Passa por um processo logo após a colheita e secagem, onde atuam as enzimas que podem degradar as catequinas, que são os principais componentes do chá e efeitos benéficos para a saúde.

O chá verde contém seis compostos primários de catequina, bem como alcaloides, incluindo cafeína, teobromina e teofilina. Esses alcaloides produzem os efeitos estimulantes do chá. A L-teanina, um aminoácido composto, tem sido estudada por seus efeitos calmantes no sistema nervoso.

O chá verde aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e promove a queima de gordura. Por ter ação anti-inflamatória, o chá verde equilibra o organismo, reduzindo a possibilidade de acúmulo de gordura.

Além disso, o chá verde combate o colesterol, é diurético, proporciona saciedade, é um poderoso antioxidante, otimiza a digestão, protege a cognição e melhora o humor. É o mais amargo dos chás e o que tem mais estudos sobre suas propriedades terapêuticas.

Que tal tomar um chá?

Os povos orientais, maiores consumidores de chá verde e chá branco, vivem mais e com menor incidência de doenças no mundo. Tanto que eles têm um ditado chinês que diz: “Melhor ser privado de comida por três dias do que de chá por um dia.”

Seguindo a sabedoria do ditado, adquira o hábito de beber chá diariamente.

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