gratidão-qualinova

Ser grato também implica em vida saudável

Como a gratidão pode impactar em nossa saúde física e mental.

Muito se fala em gratidão, mas você sabe o que significa essa palavra? Gratidão é o reconhecimento das coisas boas que existem na vida, seja daquilo que você faz, quanto daquilo que você recebe.

Ser grato envolve ter uma atitude positiva e, por incrível que pareça, buscar um lado bom em tudo o que acontece conosco reflete em nossa saúde física e mental. Como?

Postura para vida

Nos últimos dois anos nós fomos obrigados a parar. A refletir sobre nossa vida, sobre nossas relações, sobre as nossas atitudes. Nunca se falou tanto em saúde mental como de 2020 para cá. Até nas Olímpiadas isso virou tema – lembra que a atleta Simone Biles desistiu de disputar os jogos por conta de sua saúde mental? 

Pois é, ter uma postura positiva perante aos desafios do dia a dia pode ajudar sim a ter uma vida mais saudável. A Universidade de Sheffield, na Inglaterra, tem uma linha de pesquisa só voltada para os efeitos da compaixão e da gratidão em nossa saúde e bem-estar.

Nós listamos aqui alguns dos principais benefícios: 

Fortalece o sistema imune 

Encarar as coisas com uma perspectiva positiva é capaz de reduzir nossos níveis de estresse. A regulação desse fator implica de várias formas em nosso corpo, sendo uma delas na inflamação, que é um marcador importante para o risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas.

Melhora o sono

A gratidão faz com que nos concentremos menos em nossos problemas e nas preocupações do dia, o que reflete diretamente na qualidade do nosso sono.

Melatonina: que é e como usar? Tire suas dúvidas.

Aumenta a felicidade

Ser grato potencializa a alegria e ajuda a diminuir a mentalidade pessimista (algo que pode causar problemas psicológicos e até mesmo doenças psicossomáticas).

Previne doenças físicas

Os adeptos ao hábito da gratidão, de uma postura positiva, apresentam sistemas imunes mais fortes, pressão arterial reduzida e melhor qualidade do sono. Ou seja, mais disposição para atividades físicas, por exemplo.

Ajuda a criar e manter hábitos saudáveis

Pessoas que reconhecem os pontos positivos da vida tendem a pensar sobre o resultado de suas ações, pois ativam áreas cerebrais que controlam nossa capacidade de pensar no futuro. Isso serve como um incentivo para buscar hábitos que garantam uma vida mais saudável e a controlar a ansiedade.

Por onde começar?

Assim como qualquer novo hábito, a gratidão é algo que pode ser treinado e inserido em nossa rotina.

Uma boa forma de começar a praticar um olhar mais positivo sobre tudo é listar, todos os dias, pelo menos um motivo para agradecer. Aquele abraço espontâneo do filho, o cachorro que faz festa só porque te viu, um elogio inesperado… É só parar para olhar! Você sem dúvida vai encontrar muitos motivos para agradecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *