ANTIOXIDANTES E BENEFÍCIOS

Os antioxidantes são substâncias que evitam a ação dos radicais livres sobre as células. Por que isso é importante?

Os radicais livres são moléculas instáveis no nosso corpo que procuram elétrons em outras moléculas ou células para se tornarem estáveis. Por isso favorecem o envelhecimento celular, causam danos no DNA e estão por trás de algumas doenças, como o câncer. Eles sempre vão existir em nosso corpo, pois são resultados de reações químicas em nosso organismo.

Os antioxidantes atuam como neutralizante dos radicais livres, tornando-os em moléculas estáveis. Eles podem ser encontrados nos alimentos naturais, em suplementos de minerais e vitaminas, bem como em cremes de beleza.

Existem dois tipos de antioxidantes:

Endógenos: enzimas produzidas naturalmente pelo corpo que desempenham funções antioxidantes. São influenciadas por fatores como sono, estresse, alimentação e idade.

Exógenos: sais minerais e vitaminas que vem da dieta e atuam como antioxidantes em nosso organismo. Podemos citar como exemplo as Vitaminas A, C, E, os carotenoides, os flavonoides, o licopeno, o zinco, o selênio, o cobre e os carotenoides.

Por isso é tão importante ter uma alimentação equilibrada. Ela fornece boa quantidade de antioxidantes, mantendo a saúde e prevenindo o envelhecimento precoce.

Outra fonte de antioxidantes são os chás. O chá verde é extraído da planta Camellia Sinensis.

As propriedades do chá verde são preservadas graças ao processo de aquecimento feito após a colheita, evitando a oxidação das folhas. Como é fonte de catequinas, apresenta importante ação antioxidante.

Os seus compostos fortalecem as artérias, diminuem as taxas de colesterol e bloqueiam o acumulo de gordura nos vasos sanguíneos. É um poderoso desintoxicante e quando consumido regularmente, ajuda a acabar com a gordurinha da barriga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *