ATLETA: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO COLÁGENO PARA O SEU CORPO

Você deve ter percebido que, ultimamente, tem se falado muito sobre o colágeno e seus benefícios. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas, especialmente os atletas. Se você também tem algumas dúvidas, esse texto foi feito para você!

Começaremos pelo básico: o que é colágeno?

É a proteína mais abundante do nosso corpo, cuja função é estruturar, dar elasticidade e firmeza. Como é responsável por manter as células unidas e firme, o colágeno é fundamental para a pele, músculos, cartilagens, ligamentos, ossos, tendões e articulações.

Por que nosso corpo não pode ficar sem colágeno? 

colágeno atua como alicerce estrutural para a maioria dos tecidos moles e, quando esse alicerce apresenta “defeito”, a sustentação enfraquece, deixando fragilizada e flácida. Dessa forma, o colágeno protege os tecidos e articulações durante o exercício e auxilia no processo de recuperação.

Para os atletas, isso é especialmente importante em termos de flexibilidade, mobilidade e amortecimento, já que as articulações precisam da mesma amplitude de movimento do começo ao fim do treino. Se não conseguir, o atleta fica suscetível a redução no desempenho, dores e lesões.

colágeno é produzido normalmente pelo nosso corpo, mas com o passar dos anos essa produção natural vai diminuindo.

Então, como repor o colágeno?

Nosso corpo produz colágeno a partir das proteínas que ingerimos. Assim com uma dieta equilibrada é possível obter colágeno. Mas para que o corpo sintetize o colágeno é preciso de aminoácidos.

Os aminoácidos são como blocos de construção do colágeno no corpo e quatro deles estão diretamente envolvidos na produção de colágeno. Estamos falando da prolina, glicina, arginina e hidroxiprolina. Alimentos ricos em proteínas como frango, peixe, carne e feijão fornecem aminoácidos. A Vitamina C, o Zinco e o Cobre também são essenciais para que o organismo sintetize o colágeno.

Só ter uma alimentação balanceada é suficiente? Ou é preciso tomar suplementos de colágeno?

Para que o corpo produza colágeno é preciso uma alimentação equilibrada e balanceada. No caso dos atletas, é preciso que ocorra a reparação e regeneração muscular e, para isso a suplementação de colágeno no pós treino é eficaz.

De acordo com um estudo publicado no British jornal of Nutrition, a suplementação de peptídeo de colágeno mais treino de resistência aumenta a massa e a força muscular, reduzindo as lesões e melhorando no processo de recuperação muscular.

Uma pesquisa publicada na revista Current Medical Research and Opinion mostrou que a suplementação de colágeno pode reduzir a dor, por causa dos benefícios que oferece às articulações.

E você, é atleta profissional ou só de final de semana?

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