CHÁ BRANCO: COMO AS CATEQUINAS AJUDAM NOSSA SAÚDE?

O chá branco vem da Camellia Sinensis, como o chá verde e o chá preto. Mas quais são os benefícios do chá branco para a saúde?

O chá branco é feito com folhas e botões antes de se abrirem completamente, quando são recobertos por uma dobra branca. É por isso que a bebida recebe esse nome.

Comparado com os outros dois chás, o chá branco é o menos processado e, portanto, retém uma grande quantidade de antioxidantes.

Uma pesquisa da Oregon State University, nos Estados Unidos, descobriu que o alto teor de polifenóis do chá branco o torna mais eficaz do que o chá verde na inibição de mutações no DNA. O chá branco possui 40% mais polifenóis e catequinas do que outros chás.

As catequinas são antioxidantes e polifenóis potentes. Assim, ajudam a prevenir câncer, doenças cardiovasculares e degenerativas do cérebro, como Alzheimer e Parkinson, além de terem ação antiinflamatória e proteger o fígado.

Outro estudo de 2009, da Universidade do Reino Unido, descobriu que as propriedades antiinflamatórias e antioxidantes do chá branco podem reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, artrite reumatóide e retardar a degradação da elastina e do colágeno na pele.

Benefícios comprovados do chá branco

É um antioxidante: o chá branco contém um tipo de polifenóis chamados catequinas, que combatem os radicais livres. Com isso, ele parece ser um dos melhores tipos de chás para combater os radicais livres. Na verdade, estudos sugerem que a bebida tem antioxidantes semelhantes ao chá verde, conhecido por seus benefícios à saúde.

Otimize a perda de peso: o chá verde e o chá branco podem ser igualmente eficazes na queima de gordura. Ambos têm níveis semelhantes de cafeína e catequinas, que juntos parecem ter um efeito sinérgico. Um estudo descobriu que o extrato de chá branco pode estimular a quebra da gordura e prevenir a formação de novas células de gordura.

Combate a osteoporose: Estudos têm demonstrado que os radicais livres e a inflamação crônica podem acelerar a osteoporose, pois podem suprimir as células que ajudam no crescimento ósseo e promover células que deterioram os ossos. Mas as catequinas têm demonstrado combater esses fatores de risco.

Previne o câncer: a oxidação do DNA celular aumenta as chances de câncer. Portanto, a ação antioxidante das catequinas presentes no chá branco ajuda a prevenir essa doença. Uma pesquisa do Instituto Linus Pauling de Ciência e Medicina da Califórnia (EUA) descobriu que o chá branco previne alterações genéticas que podem causar câncer.

Ação anti-inflamatória: as catequinas presentes no chá branco são capazes de reduzir os processos inflamatórios. Portanto, o chá branco pode ser bom para quem sofre de artrite inflamatória, pois diminui a taxa de degradação da cartilagem articular e o risco de tumores e câncer de cólon.

Previne doenças cerebrais degenerativas: a oxidação excessiva dos neurônios reduz o risco de doenças cerebrais degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Com a forte ação antioxidante das catequinas, o chá branco é capaz de prevenir esses problemas.

Controla o colesterol: a ação antioxidante das catequinas no chá branco ajuda a reduzir a oxidação do colesterol. Portanto, o chá contribui para a redução do LDL, que é o colesterol ruim. Consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares também diminuirá.

Protege a Visão: A oxidação excessiva da retina, a camada mais interna de tecido na parte posterior do olho, que transforma a luz e as imagens em sinais nervosos que são enviados ao cérebro, pode causar uma doença macular degenerativa que compromete a visão. A ação antioxidante das catequinas reduz a oxidação da retina e previne doenças.

Anti-envelhecimento: os radicais livres causam uma aceleração dos processos naturais de envelhecimento. Devido às propriedades antioxidantes do chá branco, reduz o risco de envelhecimento precoce.

Pele saudável: além do efeito anti-envelhecimento, o chá branco pode ser usado para manter a pele bonita e saudável. É eficaz na reparação e recuperação da pele danificada também devido ao seu alto poder antioxidante.

Esses benefícios podem ser encontrados em um design inovador e particular: Ecotapas.

Seu chá branco está pronto em três etapas simples: ajuste, gire e chacoalhe.

Ter uma boa aparência e se sentir bem é possível com a Qualinova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *