aliviar-a-tpm

Como aliviar a TPM: 3 dicas para aplicar já

Muitas mulheres desejam aliviar a TPM. Para a grande maioria, esse período significa cansaço, desânimo e uma sensação de irritabilidade sem fim, além das dores. Porém, esses incômodos podem ser aliviados com chás de ervas. Você sabia disso?

Segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mais de 80% das mulheres sofrem não só com os sintomas, mas com os efeitos da TPM. Sendo assim, grande maioria delas experiencia muitas dores de cabeça, vontade de comer doces, alta irritabilidade, emoções na superfície, inchaço no abdômen, retenção de líquidos, calafrios, cólicas, e a lista contínua.

Isso porque, de acordo com este mesmo estudo, existem mais de 200 sintomas desse ciclo! Quer saber como reduzir isso? Continue lendo, pois você vai conferir agora como aliviar a TPM com dicas práticas!

 

O que é a TPM?

A TPM, ou tensão pré-menstrual, é o período de sintomas e alterações fisiológicas e psicológicas que antecede o período da menstruação.

Ela geralmente ocorre cerca de 10 dias antes do início da mulher iniciar seu ciclo menstrual de fato. Entretanto, é importante lembrar que os os sintomas estão associados principalmente ao estilo de vida de cada mulher, por isso, podem variar.

Sendo assim, os sintomas mais comuns de TPM são:

  • Sensação de cansaço;
  • Dificuldade de concentração nas atividades do dia a dia;
  • Muita fome ou falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Crises de choro;
  • Sensação de irritabilidade;
  • Dificuldade para dormir;
  • Inchaço;
  • Dores pelo corpo.

 

E não para por aqui. Assim, como você deve lembrar, anteriormente abordamos que existem mais de 200 sintomas da TPM. Não é à toa que esse período é sinônimo de sofrimento para muitas mulheres.

 

O que fazer para aliviar a TPM?

Apesar das muitas complicações que acompanham o início do ciclo mensal de muitas mulheres, em muitos casos, eles podem ser reduzidos. Então, quem quer aliviar a TPM deve ter atenção principalmente ao estilo de vida. 

Isso porque, as alterações hormonais fazem com que o corpo precise de mais conforto e qualidade do que o comum para muitas mulheres. No dia a dia, é normal “ignorar” esse mal-estar, mas atitudes simples e saudáveis podem te ajudar (e muito) a aliviar a TPM,

 

Para diminuir os sintomas do tensão pré-menstrual você deve:

 

1 – Fazer mais exercícios para aliviar a TPM

Isso porque a atividade física libera endorfinas, os famosos hormônios associadas à felicidade, que acalmam e aliviam a dor, além de proporcionar uma sensação de prazer e bem-estar.

Opte por exercícios mais leves, como caminhadas, danças, ciclismo e natação. Desta forma, você estimula o seu corpo sem desgastar-se, uma vez que a própria TPM já demanda mais energia do seu organismo.

 

2 – Diminuir o estresse

Conhecendo os seus limites, evite ambientes que possam te levar “ao limite”. Os sintomas psicológicos são tão graves quanto os físicos, e merecem atenção.

Desta maneira, mesmo entre as muitas responsabilidades que uma mulher pode ter, tire um tempo para reconhecer que o seu corpo merece cuidados especiais e invista em atividades relaxantes, como a meditação e a ioga.

 

3 – Reavaliar a sua dieta

Quando a mulher inicia seu ciclo menstrual, os alimentos cumprem um grande papel em quais sintomas ela sentirá.

Assim, existem muitos alimentos capazes de te ajudar a passar por esse período, mas outros precisam ser evitados se você quer aliviar a TPM.

Então, sempre prefira alimentos leves, naturais e ricos em proteínas. Invista em nutrientes como magnésio, aves e peixes magros, grãos e outros alimentos capazes de facilitar o funcionamento do seu corpo. Quando mais rica a dieta, melhor!

 

Como os chás podem ajudar a melhorar os sintomas da TPM?

Em relação à alimentação, os chás são opções práticas e naturais para combater a TPM. Dessa forma, poderíamos falar sobre inúmeros chás, mas vamos nos concentrar em um que é muito benéfico para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual: o chá verde.

O chá verde tem inúmeros benefícios para a saúde. Mas quais são as vantagens de consumir chá verde na TPM? Confira só:

 

  • Controla a ansiedade: o chá verde contém aminoácidos, como a L-teanina, que melhoram o humor por meio dos neurotransmissores dopamina e serotonina. Dessa forma, os flavonóides presentes na bebida também regulam a norepinefrina, que em níveis elevados produziria ansiedade.

 

  • Acelera o metabolismo: é um fato que nos dias anteriores à menstruação nosso metabolismo fica mais lento. Assim, o chá verde contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a própria cafeína, que promovem o gasto de energia no corpo.

 

  • É diurético: os flavonóides e alcalóides presentes no chá verde são os responsáveis ​​pela atividade diurética. Portanto, o chá verde diminui a retenção de líquidos e o inchaço.

 

Como aliviar a TPM com o chá verde?

Já pensou em aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual em qualquer lugar? Você pode. 

A Qualinova desenvolveu os chás verdes nas Ecotapas. Em forma de tampa, podendo ser encaixados em modelos padronizados de garrafas PET de água mineral. Dessa forma, os compostos nutritivos podem ser condicionados para serem misturados à água no momento do consumo.

Assim, basta agitar o pó para misturar com a água e seu chá está pronto para beber. Em alguns segundos, você terá uma bebida funcional em suas mãos!

Adquira o hábito de beber chá diariamente. Opte por uma vida saudável, sem sintomas de TPM. Experimente o Chá Verde Qualinova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *