Você sabia que as síndromes no intestino são muito comuns entre as mulheres? Dentre elas, um dos maiores problemas é a Síndrome do Intestino Permeável (leaky gut, em inglês). Você pode até ter ouvido sobre ela, mas já parou para pensar como o colágeno ajuda o intestino?
Isso mesmo, essa proteína é essencial para a sua saúde intestinal.
De acordo com a Crohn’s & Colitis Foundation, uma organização americana, 30% a 60% dos pacientes com alguma doença inflamatória intestinal fica com a densidade óssea comprometida. Então, em algumas pessoas, isso pode levar à osteoporose, que é mais comum em mulheres.
Doenças como essa, que se manifesta nos ossos, têm ligação também com a falta de colágeno no corpo, responsável por fortalecer as suas estruturas.
Quer entender mais sobre como o colágeno pode melhorar a saúde do seu intestino, prevenir e tratar essas doenças? Continue lendo!
Quais são os sintomas da síndrome?
A Síndrome do Intestino Permeável ocorre quando existem “buracos” anormais no revestimento intestinal. Por isso, o resultado é a quebra na barreira de proteção, causando uma maior absorção de toxinas, produtos químicos e proteínas na corrente sanguínea.
Com isso ocorre um aumento na carga antigênica que causa estresse e confusão no sistema imunológico, fazendo com que ele produza anticorpos que atacam o próprio organismo.
A Síndrome do Intestino Permeável é uma condição que gera muitos sintomas e problemas na qualidade de vida da pessoa. Os principais sintomas são: inchaço abdominal, constipação, diarreia, refluxo e azia, produção excessiva de gases e alimentos não digeridos nas fezes.
Quais são as causas?
Nossas escolhas no dia a dia contribuem para uma vida saudável ou para o surgimento de doenças. Assim, um dos principais motivos para a doença é o estilo de vida.
Por isso, alguns fatores que contribuem para a Síndrome do Intestino Permeável são: más escolhas alimentares, níveis elevados de estresse, sensibilidade ou alergia alimentar, consumo crônico e diário de álcool, uso recorrente ou de longo prazo de antibióticos, produção insuficiente de ácidos estomacais, entre outras.
Quais os riscos da doença? Qual a relação do colágeno para o intestino?
Quando o intestino se encontra nas condições que propiciam a síndrome, é mais fácil para bactérias e outros agentes tóxicos pararem na corrente sanguínea, podendo causar inflamação generalizada e possivelmente desencadear uma reação no sistema imunológico.
Por isso, a Síndrome do Intestino Permeável ganha a classificação de doença autoimune. Desta forma, desencadeia reações no corpo que, ao tentar “curar-se”, ataca estruturas importantes para o organismo.
Sendo assim, a saúde intestinal é muito importante para evitar esse transtornos, e tudo começa na nutrição diária. É aí que entra o colágeno para o intestino.
O papel da alimentação
Para um intestino mais saudável, é necessário fortalecer a alimentação com proteínas, como o colágeno, probióticos, óleos saudáveis, frutas frescas (principalmente as ricas em fibras, como a laranja), cereais, hortaliças e leguminosas.
Assim, quando você varia a alimentação e inclui esses nutrientes, se distancia da chance de desenvolver ou agravar doenças intestinais.
Tudo isso vai garantir que o seu organismo funcione melhor, assim como o restante do seu corpo, uma vez que estará nutrido com as substâncias necessárias.
Como usar colágeno para o intestino ficar mais saudável?
Se você sofre com essa síndrome, o colágeno para o intestino pode ajudar.
O colágeno quebra as proteínas e acalma o revestimento do intestino, curando as paredes celulares danificadas e infundindo nelas aminoácidos curativos. Nesse caso, o colágeno atua ativamente na formação do tecido conjuntivo, contribuindo para curar e selar o revestimento protetor do trato intestinal.
Portanto, fazer uso da suplementação com colágeno pode ajudar a tratar os sintomas e distúrbios gastrointestinais como: Doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável, Síndrome do Intestino com Vazamento, Síndrome do Intestino Permeável, Colite Ulcerativa e Refluxo Ácido.
Assim, além de ajudar a recuperar o intestino, o colágeno auxilia na absorção de água dentro do intestino, promovendo um equilíbrio, até mesmo para quem sofre de intestino preguiçoso.
Quando decidimos repor o colágeno, devemos lembrar que o melhor é o colágeno hidrolisado, devido à sua alta absorção intestinal. A quantidade recomendada é 10gr de colágeno por dia.
E quando ingerimos na forma líquida, o colágeno é digerido rapidamente, apresentando uma taxa de absorção até 300% maior do que o colágeno em pó ou em cápsula.
O Colágeno Líquido Qualinova tem a dose certa (10gr) que o nosso corpo precisa diariamente.
Cuide do seu intestino com o Colágeno Líquido Qualinova! Acesse o nosso site agora mesmo.