COMO FICAR ATIVO?

Não é novidade que a atividade física promove muitos benefícios. Quando estamos ativos, é possível usufruir de uma série de vantagens. Mas, infelizmente, nem todo mundo gosta da ideia, principalmente com tanta tecnologia, que indiretamente incentiva todos a levar uma vida mais sedentária.

Então, como nos mantemos ativos?

IMPORTÂNCIA DE PERMANECER ATIVO

Podemos dizer que atividade física é qualquer movimento do corpo que consome energia. Ou seja, é tudo que favoreça o gasto energético acima do nível de repouso. Alguns exemplos de atividade física:

• Atividade aeróbica: correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta, subir degraus e assim por diante.

• Atividade de fortalecimento muscular: treinamento com halteres, agachamentos, flexões, etc.

• Atividade de fortalecimento ósseo: pular corda, jogar tênis, etc.

O exercício, por outro lado, é qualquer atividade física planejada, estruturada e repetitiva que visa melhorar um ou mais componentes da aptidão física. Em outras palavras, um exercício físico é qualquer atividade física sistemática que tem uma duração específica de tempo e sequências de movimentos para diferentes partes do corpo.

A prática de atividade física é de extrema importância para qualquer pessoa, tenha ou não problemas de saúde. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de atividade física rotineira já é o quarto principal fator de risco para mortalidade no mundo.

É por isso que a OMS recomenda 150 minutos de atividade física por semana ou 30 minutos por dia durante cinco dias na semana.

O segredo é encontrar uma atividade física que você goste de fazer. Mas é sempre bom buscar a orientação de um profissional de educação física, a fim de garantir maior segurança.

BENEFÍCIOS DE PERMANECER ATIVO

Manter-se ativo reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, derrame e hipertensão. Além de ajudar a controlar o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Mas também ajuda a controlar a hipertensão, reduz o risco de desenvolver diabetes e controla o nível de glicose no sangue.

Mais benefícios? O exercício diário ajuda a controlar o peso, melhora a depressão e a ansiedade.

Para as crianças, a prática de atividade física contribui para o convívio social, prevenindo a obesidade infantil. No caso dos idosos, eles se sentem mais fortes, mais ativos e dispostos a realizar tarefas simples de rotina.

Estudos mostram que a atividade física é ótima para manter o cérebro ativo. Durante a atividade física, o cérebro é oxigenado com sangue de boa qualidade e, nesse momento, muitas ações ocorrem no corpo, uma delas é o aumento da atividade cerebral em uma área chamada hipocampo.

Isso se traduz em melhor desempenho de memória e maior capacidade intelectual, além da liberação de endorfina, hormônio que transmite a sensação de prazer, reduzindo a ansiedade e ativando a serotonina, neurotransmissor responsável pelo combate à depressão.

O QUE PODE NOS AJUDAR A PERMANECER ATIVOS?

Existem substâncias naturais que podem ser utilizadas para aumentar a energia e o desempenho na atividade física. São chamados de alimentos ergogênicos, por serem estimulantes para a prática de atividade física.
Essas substâncias ajudam a pessoa a aumentar seu desempenho durante o treinamento, prevenindo e retardando a fadiga, fornecendo substâncias que oferecem um forte efeito estimulante.

Existem vários alimentos e substâncias que são considerados estimulantes. Vamos considerar apenas alguns:

Guaraná: atua diretamente no sistema nervoso central, melhorando as habilidades de raciocínio e concentração. Seu ativo é a guaranina. Reduz a percepção de esforço e retarda a fadiga, aumenta o estado de alerta e a resistência na atividade física. A substância ativa estimula o sistema nervoso central e melhora o desempenho esportivo de quem tem o hábito de treinar, ajudando a manter o atleta no esporte por mais tempo.

Erva-mate: é antioxidante, antienvelhecimento e protege as células contra os danos dos radicais livres. O polifenol ativo tem potencial termogênico, o que significa que ajuda a acelerar a queima de calorias. Também contém cafeína, teofilina, teobromina, ácido fólico, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E. Por isso atua como antioxidante e estimulante.

Pimenta: é um dos alimentos termogênicos mais potentes que existem, pois aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e utiliza a gordura armazenada no corpo como energia durante a prática da atividade física. O ingrediente ativo da pimenta é a capsaicina, que é um antioxidante e protetor do sistema cardiovascular. Além de combater os danos dos radicais livres, a capsaicina protege contra o estresse oxidativo causado pelos raios ultravioletas. O ingrediente ativo também ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando na queima de gorduras.

Esses estimulantes naturais devem ser consumidos diariamente. Mas devemos considerar que nem sempre isso é prático em nossa rotina. Então o que nós podemos fazer? Conheça a TERMOX.

O TERMOX é uma mistura em pó de chá de guaraná, erva-mate e pimenta. Foi desenvolvido para aumentar a queima calórica diária, otimizar a atividade física, prevenir o envelhecimento precoce e o estresse oxidativo.

É elaborado com ingredientes naturais de qualidade e selecionados para o melhor resultado. TERMOX tem duas apresentações:

Sachê: sachê rende 1,5 l de chá quente ou frio. Pode ser adicionado em água, sucos ou tererê.

Ecomtapas: são tampas funcionais que, quando encaixadas em qualquer garrafa PET de água mineral, liberam o chá. Basta sacudir para que o pó se misture com a água e pronto.

TERMOX é mais um produto da Qualinova para você!

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *