COMO VOLTAR À ROTINA APÓS AS FÉRIAS

As tão esperadas férias chegaram. Você fez planos, aproveitou cada minuto, descansou, mas elas chegaram ao fim… Como conseguir voltar à rotina após as férias?

 

A sensação de preguiça toma conta, parece impossível dar conta de tudo que ficou por fazer. Existe até um nome para isso: depressão pós-férias. E alguns dos sintomas são: problemas de concentração, falta de motivação e até irritabilidade.

 

Listamos algumas dicas para você conseguir voltar à rotina após as férias. As primeiras você deverá pôr em prática antes de sair de férias. As outras são para quando você já estiver voltando à rotina. Confira:

 

Evite pendências

 

Coloque todas as tarefas em dia antes de sair de férias. Não deixe projetos inacabados e coisas por fazer. Fazer isso evita ansiedade e irá te ajudar a aproveitar melhor os dias de folga com a mente tranquila.

 

Avise os colegas

 

Comunique os colegas de outros departamentos sobre suas férias, isso inclui avisar o dia da saída e do retorno. Dessa forma, todos poderão se organizar em relação às tarefas. Aqui está incluído um bom trabalho em equipe.

 

Faça um planejamento financeiro

 

Tirar férias envolve gastos e alguns podem ser inesperados. Por isso ter um planejamento financeiro é essencial para não extrapolar o orçamento. Voltar a rotina preocupado com os gastos da última viagem não é nada bom.

 

Pensar na volta

 

Não volte de viagem no último dia. Tire tempo para organizar a casa, desfazer a mala, lavar a roupa e ir ao mercado. Fazer isso permitirá que volte à rotina aos poucos.

 

Aceite que as férias acabaram

 

A aceitação é uma grande ajuda. Por mais que as férias foram maravilhosas, lembre-se de que elas vão acabar um dia e você terá que voltar a rotina. Se preparar para esse dia, fará com que ele não seja tão doloroso.

 

Foque nos pontos positivos

 

Toda rotina tem pontos positivos e negativos. Para ter força nos primeiros dias pós-férias, foque naquilo que você mais gosta do seu ambiente de trabalho. Para vencer a preguiça, pense naquilo que te motiva.

 

Trate do que é urgente

 

É normal voltar e ter um monte de coisas por fazer. O segredo é não se desesperar e tentar resolver tudo de uma vez.

 

Vá com calma

 

Respeite o seu ritmo. Não tente compensar o período que ficou fora, por isso pegue leve no primeiro dia. Organize sua agenda e otimize seu tempo. Tente se familiarizar com as coisas que estão acontecendo, converse com colegas e chefes para tirar as dúvidas.

 

Invista em boas condições durante todo o ano

 

Voltar a rotina é muito mais difícil quando as condições de trabalho não são boas. Por isso tenha um ambiente de trabalho agradável, limpo e organizado. Se você é administrador, invista em boas condições durante o ano todo. Se você é funcionário, mantenha sua agenda e mesa sempre organizada.

 

Seguindo essas dicas o retorno das férias será menos estressante e mais satisfatório.

 

E aí, pronto para voltar à rotina?

 

Vá com calma, bom trabalho e conte com a Qualinova todos os dias do ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *