Dia do Esportista e do Atleta Profissional: 6 dicas para iniciar a pratica de atividade física

No mês de fevereiro são comemorados dois dias importantes para aqueles que tem o esporte como profissão ou um meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável.

Os dias 10 e 19 de fevereiro foram os escolhidos para homenagearmos o Atleta Profissional e o Esportista, respectivamente.

Mas qual a diferença dos dois?

O esportista é aquela pessoa que realiza uma atividade física sem caráter profissional, buscando manter a saúde ou apenas por ser um hobbie.

Já o atleta profissional, como o próprio nome sugere, tem o esporte como sua profissão e o foco é a competição.

A origem do atletismo

A figura do atleta surgiu com as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia. Em 776 a.C, em Olímpia, na Grécia antiga, ocorreram os primeiros Jogos Olímpicos. Um fato curioso é que, nesta época, os atletas profissionais não eram remunerados, ainda que se dedicassem inteiramente à prática do esporte. A premiação era somente uma coroa de ramos de Oliveira. Mas era comum os campeões terem regalias como lugares nas primeiras filas dos teatros ou sua alimentação paga por toda vida. Além disso, eram considerados heróis, muitos inclusive foram soldados que inspiraram a mitologia grega.

Atualmente, os atletas profissionais são remunerados financeiramente, assim como em outra profissão. Mas sabemos que eles são a minoria. A maior parte da população se enquadra como esportista. O hábito de praticar atividades físicas com regularidade vem crescendo no Brasil e, se você está entre esses que pretendem tirar um tempo do dia para começar a se exercitar, separamos um kit básico para te ajudar.

Checklist de um esportista

Squeeze: Durante a prática de exercícios físicos, há perdas significativas de água e sais minerais, o que pode levar a um quadro de desidratação. Garantir a hidratação durante o treino é fundamental.

Lanche: Durante o treino, temos um gasto de energia alto, por isso, é importante ter um lanche proteico para o pós treino, para fazer a reposição de energia e do tecido muscular.

Roupas leves: A roupa adequada é interessante para não te atrapalhar nos movimentos e execução correta dos exercícios.

Rotina: Estabelecer um horário para praticar a atividade física e fazer disso um compromisso, fará com que, mesmo quando não houver disposição, você persista.

Termox: Por ser um chá termogênico e antioxidante, além de aumentar o gasto calórico, o Termox te dará energia para realizar o exercício.

Colágeno tipo 2: Por atuar diretamente nas articulações, cartilagens e ossos, o colágeno tipo 2 irá te prevenir de lesões que podem surgir devido ao impacto da atividade física.

Seja você um atleta profissional ou esportista, sabemos que está superando desafios diariamente e, muitas vezes, lutando contra o desânimo e o cansaço em prol de sua saúde, bem-estar ou de uma competição. Todo esse esforço é digno de ter uma data em sua homenagem!

 

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