DIA MUNDIAL DA SAÚDE: COMO MANTER UMA ROTINA SAUDÁVEL?

Todo o dia é dia! Mas que tal aproveitar a data para rever seus hábitos?

Oi gente! Vou aproveitar que hoje, dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde para reforçar algumas dicas de como deixar a sua rotina mais saudável. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida.

Os dois últimos anos foram atípicos, devido a pandemia do novo Coronavírus. Foi o momento em que ficou evidente que a saúde é o bem mais valioso de que dispomos e um direito de todos.

A pandemia despertou nos brasileiros – e no mundo! – uma preocupação com a saúde e bem-estar. Uma alimentação prática e saudável em busca de aumentar a imunidade tornou-se o objetivo de muita gente que antes não se preocupava tanto com a qualidade da sua alimentação.

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A prática regular de exercício físico começou a ser vista como necessidade e não apenas como um luxo. Tanto é que, no início da pandemia, quando academias e parques estavam fechados, a venda de bicicletas cresceu surpreendentes 54%, isso em um momento de crise econômica.

Mudanças no comportamento resultam em benefícios inigualáveis para a saúde. Pensando nisso, como garantir uma rotina saudável?

Diminua o consumo de gorduras

A ingestão de alimentos com alto teor de gordura pode resultar em níveis de colesterol alto, aterosclerose, doença coronária e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Procure ler o rótulo dos alimentos que compra e sempre que a informação nutricional estiver disponível, escolha o produto com menor quantidade de gordura.

Além de evitar alimentos ricos em gordura, como as frituras, fast-foods e alimentos à base de margarina, é importante também reduzir a quantidade de gordura que usa para cozinhar, preferindo sempre o azeite a outros tipos de gorduras de adição (ex.: óleos, margarinas, manteiga ou banha).

Aumente o consumo vitaminas, minerais e fibras

Conhecidos como alimentos reguladores, as frutas, hortaliças e cereais integrais fornecem um bom aporte de vitaminas, minerais e fibras – nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Contamos também com a ajuda de produtos a base de vitaminas e minerais para auxiliar na melhora do nosso sistema imunológico. O nosso Immunity Drink, por exemplo, é um desses produtos. A base de cúrcuma e gengibre, possui doses altas das vitaminas A, C e B12 e dos minerais selênio e zinco, que juntos fortalecerão o sistema imune.

Limite o consumo de sal

A organização internacional recomenda que cada pessoa não ultrapasse o consumo de 5g de sal por dia. O excesso da substância leva à retenção de água e a uma sobrecarga no coração, ocasionando o aumento da pressão arterial, pode desencadear danos graves à saúde.

Ao temperar as refeições, aposte em temperos naturais e condimentos, como orégano, pimenta, cebolinha, salsinha e cúrcuma, diminuindo assim a necessidade de utilizar o sal.

Não se esqueça de beber água

Nosso organismo é constituído por 70% de água. Ela atua em todas as funções do corpo (circulação, digestão, excreção) e além de hidratá-lo, permite também que a temperatura seja mantida.

Para adultos, recomenda-se o consumo de pelo menos dois litros de água por dia, no mínimo, para garantir um bom funcionamento de seu organismo.

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Pratique atividade física diariamente

As atividades físicas condicionam nosso corpo a desenvolver melhor nossa imunidade contra as infecções, contribui na prevenção e proteção contra as doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade. Além disso, a prática regular de exercícios estimula a produção de substâncias relacionadas com o bem-estar e com a saúde mental, agindo como um relaxante natural.

Dormir bem é fundamental

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

Tire um tempo para você

Trabalho, trânsito, cuidados com a casa e com os filhos podem tomar todo o nosso tempo. Porém, faz parte de uma rotina saudável tirar um tempo para concentrar os esforços no seu próprio bem-estar. Tomar um banho relaxante, ler um bom livro, hidratar o cabelo e a pele, assistir um filme… Dê este prêmio ao corpo e à mente! A sua saúde mental também é importante neste processo.

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Manter hábitos saudáveis, momentos de diversão e exercícios físicos são aliados importantes de uma saúde mental em dia. Utilize essas dicas para uma rotina saudável e promova mudanças no seu dia a dia. Você se sentirá mais descansado e com maior disposição para executar todas as suas atividades.

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