Quando pesquisam sobre tratamentos, algumas pessoas se perguntam: diabéticos podem tomar colágeno? O colágeno é responsável pela firmeza e sustentação da pele, além de compor cartilagens, tendões e músculos. Como sua produção natural diminui com o passar dos anos, é recomendável a suplementação.
Porém, o diabetes é responsável por acelerar esse processo, fazendo as pessoas com o diagnóstico apresentarem uma pele mais seca e a cicatrização mais lenta.
Portanto, a resposta para a pergunta: “Diabéticos podem tomar colágeno?”, é sim! Se você tem diabetes pode tomar colágeno sem problema algum.
Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre como e porquê diabéticos podem tomar colágeno.
Diabetes e estilo de vida
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem no Brasil, em 2020, mais de 13 milhões de pessoas com o diagnóstico da doença, o que representa 6,9% da população nacional.
Assim, como abordado anteriormente, o diabetes requer que a pessoa adote um novo estilo de vida, prezando por hábitos mais saudáveis e tomando um cuidado especial com a alimentação.
Isso porque, ao tomar uma atenção especial à saúde e realizar os tratamentos, é possível aumentar a qualidade de vida e ter uma rotina confortável.
Efeitos da diabetes no corpo
De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes, se não tratada, pode causar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Isso causa efeitos como fadiga, cansaço frequente, indisposição, perda de peso, fraqueza, mudanças de humor, náusea e vômito.
Tudo isso acontece por conta do aumento da glicemia (quantidade de glicose, açúcar no sangue). Por isso, o colágeno é uma ótima opção para fortalecer o organismo, sendo um dos motivos pelos quais os diabéticos podem tomar colágeno.
Por que diabéticos podem tomar colágeno?
Saiba que o colágeno é a proteína mais abundante do organismo. Ele funciona como uma “armadura” para o seu corpo. Também é responsável por formar e fortalecer os tecidos do corpo, como pele, cartilagens, ossos e tendões, além de proteger os órgãos, sendo, portanto, fundamental para o bem-estar de várias estruturas do corpo.
Porém, à medida que envelhecemos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno. Isso faz com que os tecidos fiquem mais flácidos e haja mais dor nas articulações, por exemplo.
Por isso, a suplementação é ideal para diabéticos, como a doença acelera esse processo natural. Quer saber outras vantagens do colágeno? Confira o tópico a seguir!
Os benefícios do colágeno
O colágeno é uma proteína, por isso, não afeta a glicemia de forma significativa. Então, se você tem diabetes, fique atento à quantidade de carboidrato por porção e ao índice glicêmico dos alimentos que você consome. As proteínas, são ideais para equilibrar os nutrientes mais escassos em quem tem o diagnóstico de diabetes.
Isso porque, como uma proteína, o colágeno é um grande aliado da saúde, já que:
- Contribui com a melhora da saúde da pele;
- Previne o aparecimento de celulite;
- Fortalece as unhas e o cabelo;
- Diminui o surgimento de estrias;
- Aumenta a elasticidade da pele;
- Previne o surgimento de rugas e linhas de expressão.
E mais! Além de ajudar a saúde do diabético, o colágeno fortalece o corpo como um todo.
Qual a melhor opção de colágeno para diabéticos?
No mercado existem diversas opções para quem quer introduzir essa proteína tão benéfica no dia a dia. É sempre preferível procurar por opções de fácil consumo e com a concentração ideal de colágeno no dia a dia.
Dessa forma, a quantidade indicada de colágeno por dia que uma pessoa adulta deve tomar é de, pelo menos, 10 gramas. Isso porque, essa medida já é o suficiente para fortalecer articulações, melhorar a pele e agregar todos os benefícios que você conferiu no tópico acima.
Nesse sentido, a Qualinova é referência na produção de colágeno. Uma das linhas disponíveis é a do Colágeno Líquido Qualinova. Fácil de consumir e acessível de ser transportado, assim, ele é a opção mais ideal para quem tem diabetes, porque:
- Possui 10 gramas de colágeno hidrolisado por frasco;
- Contém o teor ideal de Vitaminas A, C, Selênio e Zinco;
- É indicado por médicos e nutricionistas;
- É livre de açúcar;
- Possui apenas 36 calorias;
- Não contém carboidratos;
- Possui alta absorção, até 300% maior que em cápsulas.
E ainda conta com a vantagem de estar pronto para o consumo! Portanto, pode tomar um frasco por dia, em qualquer horário! Acrescente essa opção prática e saudável no seu dia a dia e tenha mais qualidade de vida.
Então, agora você já sabe. Assim, se perguntarem para você: Diabéticos podem tomar colágeno? Você já sabe a resposta: Sim!