ESTRESSE E PANDEMIA: OS CHÁS PODEM AJUDAR?

A incerteza sobre o futuro causada pela pandemia, aumentou a ansiedade e o estresse das pessoas. O que pode ser feito para lidar com esse problema?

Um estudo descobriu que quatro em cada dez pessoas sentiram ansiedade como resultado da pandemia. Isso significa que a incerteza e o isolamento social são o gatilho para uma série de sentimentos que estão surgindo.

E, nessa situação, muitos procuram soluções naturais para lidar com o estresse e a ansiedade. Será que os chás podem ajudar?

Estudos mostram que não é apenas um chá que pode nos ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade, mas também o momento em que o preparamos. Seria como um ritual de meditação, onde nos concentramos no momento presente, deixando de lado o medo e a ansiedade.

Isso significa que, além das propriedades químicas e fitoterápicas, existe o efeito psicológico que a ingestão de um chá proporciona.

Por que os chás combatem a ansiedade e o estresse?

Em geral, os princípios ativos do chá atuam no sistema nervoso, reduzindo a ação dos neurotransmissores excitatórios, controlando a ansiedade.

Ao contrário do que muitos possam pensar, não é uma crença popular, o efeito dos chás tem comprovação científica.

Os chás mais usados ​​para combater a ansiedade e o estresse são: camomila, hortelã, lavanda e folhas de maracujá. Mas já pensou em usar chá verde e chá branco para controlar a ansiedade e o estresse?

Chá verde e chá branco para ansiedade e estresse

Não é novidade que, durante séculos, pessoas em todo o mundo testaram as propriedades calmantes e revigorantes da Camellia sinensis.

No entanto, embora os benefícios da Camellia sinensis para a saúde mental sejam de conhecimento comum entre os usuários de chás, os cientistas só agora estão começando a examinar como ela exerce seus efeitos sobre as emoções e a cognição.

A pesquisa mostra que o uso de chá verde e chá branco reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Existem muitos compostos presentes no chá. Encontramos catequinas, que são antioxidantes, como o galato de epigalocatequina (EGCC). O aminoácido L-teanina é responsável pela ação de relaxamento. Além disso, contém cafeína, amplamente conhecida por melhorar a atenção e a cognição.

Vamos falar brevemente sobre cada um desses componentes:

L-teanina: é um aminoácido que atua no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados à sensação de relaxamento e bem-estar. Os cientistas acreditam que a L-teanina atravessa a barreira hematoencefálica e pode atuar no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que é o sistema de resposta ao estresse do corpo, reduzindo os níveis de cortisol no corpo.

EGCC: é um antioxidante que contribui para os benefícios da saúde mental. Esta substância gera um estado de espírito relaxado e atento. Estudos mostram que o EGCC também atravessa a barreira hematoencefálica agindo diretamente no cérebro. Assim, pode melhorar a saúde dos vasos sanguíneos, aumentando a oferta de óxido nítrico, contribuindo para o relaxamento.

Cafeína: os polifenóis presentes no chá auxiliam no combate à ansiedade, pois proporcionam clareza e concentração para auxiliar no enfrentamento das situações cotidianas.

Agora que você sabe que os chás podem ajudar com o estresse e a ansiedade causados ​​pela pandemia, experimento os chás da Qualinova, disponíveis nas versões chá verde e chá branco.

Também são desenvolvidos em ecotampas, que são práticas e você pode levá-las para qualquer lugar. Elas cabem em qualquer garrafa PET de água mineral. Basta agitar para que o pó se misture com a água e voilà.

Ter uma boa aparência e se sentir bem é possível com a Qualinova!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *