pós cirurgia bariátrica

Pós cirurgia bariátrica: como acelerar a recuperação

O número de cirurgias bariátricas cresceu mais de 80% entre 2011 e 2018. Sendo assim, o processo de recuperação pós cirurgia bariátrica é muito importante, pois influencia diretamente na recuperação e saúde geral do paciente.

Após a cirurgia, o estômago é reduzido e o indivíduo não consegue armazenar grandes quantidades de alimentos no estômago, limitando o volume das refeições. Por isso, o período de recuperação pós cirurgia bariátrica é bastante delicado.

Neste artigo, você irá conferir as melhores dicas para fazer desse processo o mais leve possível. Acompanhe!

 

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento feito para reverter casos de obesidade grau 3. Também conhecida como “redução do estômago”, muda a anatomia original do órgão e diminui sua capacidade de receber alimentos, quase como “reduzindo o espaço disponível”.

Muitas pessoas recorrem à cirurgia por questões de saúde e estética. Isso acontece quando apenas a mudança de hábitos, com exercícios físicos e alimentação equilibrada, não é o suficiente. Isso porque, a cirurgia tem o objetivo de reduzir o peso de pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) muito elevado.

Essa sigla se refere à proporção do peso, massa e músculos no corpo de uma pessoa em relação à altura dela. Para a saúde, é muito importante ter um nível adequado de IMC, e é por isso que muitas pessoas recorrem à cirurgia bariátrica.

Por ser um procedimento delicado, requer muita atenção aos cuidados pós cirurgia bariátrica, regulando a alimentação e hábitos pelos próximos meses para obter bons resultados.

 

O que muda na alimentação?

A alimentação pós cirurgia bariátrica é feito por meio de soro na veia, evoluindo para água e chá depois de dois dias. Todo esse consumo é feito em pequenas porções, pois o estômago ainda está muito sensível.

Cerca de 5 dias depois do procedimento é possível introduzir texturas pastosas na alimentação e, a partir disso, evoluir gradativamente.

Os alimentos sólidos só vão fazer parte da dieta um mês após a cirurgia. Isso porque, estima-se que o estômago já tenha se recuperado de forma suficiente para superar a ingestão.

Porém, a chave do sucesso da cirurgia bariátrica é a reeducação alimentar, onde a pessoa introduz uma alimentação balanceada na rotina regular, adquirindo hábitos saudáveis.

 

Quanto tempo demora a recuperação?

O tempo de recuperação da cirurgia demora de acordo com o procedimento feito, visto que existem alguns tipos. Todo o processo pode durar de 6 meses a 1 ano.

Então, se os cuidados pós cirurgia bariátrica forem feitos de forma correta, e a pessoa mudar o estilo de vida após o evento, é possível perder de entre 10% a 40% do peso inicial apenas nesse período.

É comum que as pessoas percam mais peso nos primeiros meses, uma vez que a alimentação fica mais restrita. 

 

Como acelerar a recuperação pós cirurgia bariátrica?

Os pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica devem ser orientados, antes e depois da cirurgia, sobre a adequação alimentar, incluindo suplementação e acompanhamento, evitando problemas de carências nutricionais.

Existem vários nutrientes essenciais para uma rápida e melhor recuperação. Um deles é o colágeno hidrolisado.

O colágeno é uma proteína essencial para o bom funcionamento do corpo. Assim, umda das suas funções é formar as fibras que dão sustentação à pele, o que tem grande impacto na recuperação pós cirurgia bariátrica. Além disso, o colágeno tem um papel importante no desenvolvimento dos músculos.

O Colágeno Líquido Qualinova tem a dose certa (10g) que nosso corpo precisa diariamente. Além disso, contém vitaminas A, C, Zinco e Selênio, potencializadores da recuperação saudável.

Por estar na forma líquida, fica mais fácil para os pacientes que fizeram cirurgia ingerir, viabilizando a ingestão de doses de proteína. Está disponível nos sabores: abacaxi com hortelã, frutas vermelhas, limão, maracujá, morango e salada de frutas.

Colágeno Líquido Qualinova é a sua dose diária de colágeno! Confira já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *