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Melatonina: que é e como usar? Tire suas dúvidas.

A melatonina é um hormônio produzido  naturalmente pelo organismo. A sua produção aumenta com o anoitecer, promovendo um sono saudável e ajudando a orientar o nosso ritmo circadiano.

Além disso, a melatonina promove o bom funcionamento do organismo e atua como antioxidante.

A escuridão faz com que o corpo produza mais melatonina, o que sinaliza para o corpo que está na hora de dormir. Já a luz diminui a produção de melatonina e sinaliza ao corpo o momento de estar acordado.

Nosso corpo, com o passar dos anos, produz menos melatonina e com o avanço da tecnologia estamos cada vez mais expostos a dispositivos eletrônicos que emitem luz.

Por isso, para voltar a dormir bem, devemos aumentar a concentração de melatonina em nosso corpo.

Para que serve?

A melatonina tem muitos benefícios, como:

-Proporcionar uma boa noite de sono;

Vários estudos demonstram que ela ajuda a tratar a insônia, aumentando o tempo e a qualidade do sono. Além disso ela ajuda a diminuir o tempo necessário para adormecer em crianças e adultos.

-Possui ação antioxidante;

Fortalece nosso sistema imunológico, o que ajuda a prevenir diversas doenças;

Devido ao seu efeito antioxidante, foi demonstrado que a melatonina contribui para o fortalecimento do sistema imune, ajudando a prevenir diversas doenças e a controlar doenças psicológicas e relacionadas ao sistema nervoso.

-Reduz a acidez estomacal;

A melatonina ajuda na redução da produção de ácido no estômago e também de óxido nítrico, que é uma substância que induz o relaxamento do esfíncter do esôfago, diminuindo o refluxo gastroesofágico.

Assim, a ela pode ser usada como auxiliar no tratamento desta condição ou isolado, em casos mais leves.

-Ajuda a melhorar a depressão sazonal

A depressão sazonal ou transtorno afetivo sazonal começa geralmente entre o fim do verão e início do outono.

Portanto, à medida que o clima muda, a pessoa começa a ficar deprimida.

Os sinais de como a depressão começa incluem um ar mais cabisbaixo, uma fadiga ou aquela preguiça.

Este transtorno ocorre com mais frequentemente em pessoas que vivem em regiões em que o inverno dura bastante tempo, e está ligado à diminuição de substâncias do corpo associadas ao humor e ao sono.

Nestes casos, a ingestão de melatonina pode ajudar a regular o ritmo circadiano e a melhorar os sintomas da depressão sazonal.

Como usar:

Pode ser consumida em forma de suplemento para que o sono e outras funções do organismo sejam reguladas.

A médica e pesquisadora do Instituto do Sono Dalva Poyares explica que são necessários cerca de 15 dias para que a melatonina realmente possa consolidar o ritmo biológico.

Para isso, deve ser tomada diariamente, no mesmo horário.

O horário mais adequado é uma hora antes de se deitar.

Quem não deve usar

Não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas alérgicas a  melatonina ou qualquer outro componente da fórmula.

A melatonina pode causar sonolência durante o dia, por isso, deve-se ter precaução ou evitar atividades como dirigir, utilizar máquinas pesadas ou realizar atividades perigosas.

Coisas a considerar

O uso de melatonina em curto prazo tem relativamente poucos efeitos colaterais e é bem tolerado pela maioria das pessoas que o tomam.

Os efeitos colaterais mais comumente relatados são: 

  • Fadiga ou sonolência excessiva durante o dia;
  • Falta de concentração;
  • Dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Tontura, fraqueza ou confusão mental;

A intensidade dos efeitos colaterais dependerá da quantidade de melatonina ingerida. Quanto mais alta for a dose, maior será o risco de surgir alguns destes efeitos colaterais.

Em crianças, o suplemento de melatonina, também pode causar crises convulsivas, e por isso, o uso deve sempre ser feito com indicação e orientação do pediatra.

Porém, mais estudos são necessários para descobrir mais sobre os efeitos colaterais da melatonina, especialmente os efeitos retardados ou de longo prazo.

O Ciclo Circadiano

Mas, Quali, o que é esse tal de ciclo circadiano?

O fisiologista da USP, José Cipolla Neto diz que é “o nosso ritmo biológico, natural, que opera em um ciclo de aproximadamente 24 horas”.

Ou seja, o ciclo circadiano é um mecanismo que nosso organismo utiliza para regular nosso corpo.

Como funciona e para quê serve o ciclo circadiano?

A luz do dia influencia muito nosso organismo, é por meio da presença, ou ausência, dela que o corpo determina o que necessitamos em cada momento do dia.

Ou seja, é através do ciclo circadiano que os processos fisiológicos percebem que horas devemos acordar, nos alimentar, sentir sono e também determina outros comportamentos.

Mas o que o ciclo tem a ver com noites mal dormidas?

Se nosso relógio esta funcionando bem, durante a noite produzimos a MELATONINA, o hormônio que prepara nosso corpo para dormir.

Resumindo, esse relógio interno que o ciclo circadiano cria dentro de cada um regula nossas atividades diurnas e noturnas e influencia em muitos aspectos de nossa vida.

Então, para ter uma boa noite de sono e melhorar sua qualidade de vida tome melatonina Qualinova, siga as dicas de nosso guia e viva sua vida ao máximo!

 

Aqui vão mais algumas dicas para uma boa noite de sono:

  • Crie uma rotina do sono, durma e acorde no mesmo horário. Isso pode não ser fácil, mas é o ideal para regular o seu ciclo circadiano;
  • Não use seu celular ou assista TV ao se deitar;
  • Respeite o horário de ir dormir, crie um alarme para te avisar que horas você precisa se preparar para ir dormir. Podendo então ter as 8 horas de sono;
  • Crie um ambiente relaxante, leia um livro, faça uma máscara facial e durante isso use uma luz amarela baixa ou acenda uma vela aromática de lavanda;
  • Não tome café ou outras bebidas estimulantes após o pôr do sol;
  • Tome um bom chá de camomila e vista um pijama confortável;
  • Durante o dia aproveite a luz natural, incentive seu corpo a criar seu próprio ciclo circadiano de maneira saudável. Seus hormônios vão entender o ambiente em que vive e seu corpo vai entender sua rotina;
  • Pratique exercícios durante o dia, de preferência pela manhã.
  • Bônus:

Tome Melatonina Qualinova!

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